Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BOOKS FEED YOUR MIND IV - EVELYN WAUGH


 Uma passagem curta de um dos livros que mais influenciaram a minha maneira de escrever. O livro é "Brideshead revisited", retrato de uma certa Inglaterra entre guerras.

 Vi pela primeira vez a série da "Granada" quando estreou, no princípio dos anos oitenta, e só depois li o livro. Ficou comigo para sempre.



O escritor Evelyn  Waugh






Jeremy Irons como o capitão Charles Ryder, o papel que o prejectaria para uma carreira notável.


“Dormi até o impedido me chamar; levantei-me penosamente, vesti-me e barbeei-me em silêncio. Só quando cheguei à porta é que perguntei ao segundo comandante: “Como é que este sítio se chama?”
    Disse-me e, nesse instante, foi como se alguém desligasse a telefonia, e uma voz, que durante dias e dias, incessante e estupidamente, berrava aos meus ouvidos, se tivesse de súbito calado; seguiu-se um imenso silêncio, vazio a princípio, mas, à medida que a minha consciência ultrajada readquiria autoridade, enchendo-se a pouco e pouco de uma série de sons doces, naturais e há muito esquecidos; porque ele dissera um nome que me era tão familiar, um nome tão mágico e de um poder tão antigo que, ao seu simples som, os fantasmas destes últimos anos assombrados começaram a fugir.”


Castle Howard é "Brideshead", onde decorreram as filmagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário