Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de julho de 2016

BOOKS FEED YOUR MIND XII - WILLIAM SHAKESPEARE (2)



  A peça abre com o famoso monólogo de Gloucester, futuro Rei Ricardo III, e o leitor/espectador fica logo a saber quem é o personagem, tal é a força da linguagem utilizada por Shakespeare.


  A tradução de Henrique Braga, na edição da Lello, é antiga e hoje seria absolutamente censurável devido às liberdades de que o tradutor lança mão; e todavia há nela uma poesia muito própria que a enriquece, ainda que em detrimento do respeito pelo texto original.

  Laurence Olivier incarnou o personagem talvez como nunca ninguém o fez antes ou depois dele.

  "O sol de Iorque mudou em Primavera o Inverno dos nossos infortúnios, e todas as nuvens que pairavam ameaçadoras sobre a nossa casa imergiram-se nos profundos abismos do oceano. Agora cingem nossa fronte os virentes louros da vitória, as nossas amolgadas espadas suspendemo-las como troféus; aprazíveis reuniões substituíram as nossas contendas armadas, e às marchas guerreiras seguiram-se as agradáveis músicas da dança. Desanuviou-se a fronte ameaçadora do guerreiro feroz; em vez de montar o seu cavalo de batalha e de infundir o terror nos corações inimigos, dança com pé ligeiro, em feminis aposentos, ao som encantador da voluptuosa harpa. Mas eu, que nem sou dado a alegres porfias, nem a mirar-me desvanecido ao espelho, eu, cuja aparência grosseira não possui em graças picantes as precisas para as patentear a uma ninfa voluptuosa e sedutora, eu, a quem a caprichosa natureza negou belas formas e nobres feições, eu, que ela colocou neste mundo dos vivos antes do prazo natural, disforme, incompleto, apenas esboçado, e isso mesmo por um modo tão defeituoso e desagradável, que os cães me perseguem ladrando, quando passo coxeando ao pé deles; durante esses efeminados divertimentos da paz, não me resta outro meio de me entreter, senão olhar para a minha sombra, quando o Sol brilha, e analisar a minha própria deformidade. Pois bem, já que à minha figura não convém a parte de namorado, e que não tenho o dom de agradar, resolvi tornar-me um celerado, e criar ódio a estes frívolos passatempos." 

Sem comentários:

Enviar um comentário